Destaques

Voltar DINÂMICA DAS CADEIRAS HUMANAS 23/02/2018

 Dinâmica das Cadeiras Humanas


Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.

Carlos Drummond de Andrade

 

No dia 22 de Fevereiro de 2018, o professor Octávio Vianna realizou uma atividade dinâmica e bastante divertida com os alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio.

A atividade das Cadeiras Humanas consiste no agrupamento de alunos em fila circular, com cada um sentado em uma cadeira comum e de frente para as costas do próximo colega. Em seguida, o aluno da frente deita-se sobre as pernas do aluno de trás, até que todos fiquem nessa posição. Os alunos então devem sustentar uns aos outros enquanto o professor retira as cadeiras, uma a uma, até que a última seja retirada e a sustentação seja feita apenas pelo grupo.

O professor Octávio organizou a atividade de duas formas, sendo a segunda uma fila em forma de “S”. A maneira como os alunos organizavam as filas para a atividade era decidida pelos mesmos, com o professor apenas mediando e auxiliando na organização. Segundo Octávio, “eles precisam aprender a tomar decisões em grupo e trabalhar como uma equipe”. O objetivo era que os alunos fossem incentivados a confiar mais uns nos outros como um grupo, tomando consciência desta relação de interdependência dentro do ambiente escolar.

A atividade foi vista, inicialmente, com certa resistência, embora os sorrisos de todos ao final de cada etapa revelem a importância de um trabalho em equipe bem executado.

Postado por: Diogo Rodrigues