Destaques

Voltar A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA VIDA ESCOLAR DOS FILHOS 04/04/2018

Caros pais


A educação, para ter qualidade, não pode ser embasada apenas no que a escola transmite pelos professores, mas primeiramente na educação dada pelos pais ou responsáveis em casa, onde devem ser transmitidos princípios morais e éticos para que nossos alunos consigam aplicá-los no cotidiano, completando com tudo o que de favorável e produtivo aprendem em ambiente escolar. Podemos dizer que o papel da família e da escola se complementam nessa função, não só desenvolver as competências esperadas na educação básica, mas também na formação de cidadãos críticos e conhecedores de seus direitos e, principalmente, dos seus deveres. É preciso haver parceria dos pais onde haja diálogo, respeito, verdade, tolerância e humanidade, que devem ser desenvolvidos com a finalidade educativa e o bom desenvolvimento dos alunos.

Quando possuímos filhos eles se tornam nosso bem mais precioso. Valorizar esse bem é também frequentar as reuniões escolares com o objetivo de entender como é feito, tanto o processo de avaliação quanto o tratamento que cada um recebe. Em nossa instituição seus filhos são únicos e por esse motivo tentamos de todas as formas dar nosso melhor aos mesmos e esperamos de vocês o acompanhamento diário em casa para que todos os envolvidos obtenham sucesso.

Não cabe apenas a cobrança aqui, mas o acompanhamento. “Como posso esperar que a escola faça milagre se eu, enquanto, responsável nem na mesma vou? Como vou questionar as notas do meu filho, se não participei das reuniões e nem sei como se dá todo processo de avaliação”. Cabe aqui lembrar que o aluno sempre vai falar o que é favorável a si mesmo e esse comportamento não é errado, está em fase de formação. Cabe aos responsáveis aparar as arestas e direcioná-los no caminho certo.

Daqui um tempo seu filho crescerá, talvez passe num concurso ou trabalhe numa empresa privada onde, com certeza, haverá regras do tipo: ter horário de entrada e saída, usar uniforme corretamente, respeitar seus superiores, entre outros. É na escola que começamos esse trabalho, para que, na vida adulta, seu filho obtenha sucesso onde estiver. Mas sem sua participação ficamos sozinhos e muitas vezes desacreditados pelo próprio aluno, haja vista que não temos o apoio das famílias.

O momento de mudança é agora, enquanto há tempo de influenciar positivamente nossos alunos, seus filhos. Por favor, seja nosso parceiro e se faça presente em nossas reuniões.

“A palavra convence, mas o exemplo arrasta”.

Confúcio

 

Equipe Missão/2018

Postado por: Sonia Maciel