Ensino Infantil

As crianças refletem e, gradativamente, tomam consciência do mundo de diferentes maneiras em cada etapa do seu desenvolvimento. As transformações que ocorrem em seu pensamento se dão simultaneamente ao desenvolvimento da linguagem e de sua capacidade de expressão.

À medida em que crescem, se deparam com fenômenos, fatos e objetos do mundo; perguntam, reúnem informações, organizam explicações e arriscam respostas; ocorrem mudanças fundamentais no seu modo de conhecer a natureza e a cultura.

Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil

O Missão de São Pedro, considerando as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de zero a cinco anos, pretende contribuir para o exercício da cidadania, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, está embasado nos seguintes princípios:

  • O respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, etc.;
  • O direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;
  • O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética;
  • A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma;
  • O atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.

A Educação Infantil, no Centro Educacional Missão de São Pedro, tem por objetivos cuidar e educar, proporcionando às crianças de zero a cinco anos o desenvolvimento das seguintes capacidades:

  1. Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.
  2. Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.
  3. Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.
  4. Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
  5. Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.
  6. Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
  7. Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.
  8. Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

Infraestrutura

O Missão conta com uma infraestrutura moderna e integrada, oferecendo aos alunos um ambiente acolhedor e dinâmico para o desenvolvimento de suas capacidades individuais e coletivas. Oferecemos laboratórios, brinquedoteca, quadras poliesportivas, bibliotecas e ambientes de convivência ao ar livre.

+ Conheça a infraestrutura de nossa escola

Informações Importantes

Disponibilizamos abaixo e na área de Publicações alguns arquivos importantes para pais e responsáveis por alunos do segmento Médio no Missão. Caso haja alguma dúvida, entre em contato conosco clicando aqui.