Ensino Médio


A construção de uma cultura deve ser comparada à de um edifício, pois, sem alicerces, sem andaimes, sem quedas ou erros a humanidade não teria chegado ao avanço já atingido, nem continuaria a ampliá-la com novas conquistas. O homem só ousa lançar-se à frente quando se sente apoiado em um patamar razoavelmente firme. Objetivos O Ensino Médio, última etapa da educação básica, deverá proporcionar todas as condições para que o aluno adquira os conhecimentos básicos necessários à sua formação e um embasamento apropriado, o que possibilitará a utilização correta das diferentes tecnologias relativas às áreas de atuação. É essencial que esse aluno desenvolva diferentes capacidades, sendo capaz de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las, aprendendo, criando e formulando, em vez de, simplesmente memorizar os conteúdos recebidos. Além dessas capacidades, espera-se que o aluno do Ensino Médio: Desenvolva valores e competências necessárias à integração de seu projeto individual ao projeto da sociedade em que se situa.

Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações. Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar. Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social. Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração. Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação. Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades. Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.