PROTOCOLO DE RETORNO

Atenção Pais, Responsáveis e Familiares!

Como todos sabem, iniciaremos o ano letivo de 2021 ainda em condições especiais de atendimento aos alunos. Levando em consideração a situação em nosso município e atendendo ao Decreto nº 27 de 29 de janeiro de 2021 que estabelece adoção de medidas temporárias e emergenciais de prevenção
ao contágio pela COVID-19, bem como da autorização de funcionamento das escolas e creches particulares e públicas no âmbito do Município de São Pedro da Aldeia, o Missão organizou um documento orientando as famílias sobre como se prevenir e proteger a todos no retorno das atividades presenciais.

Neste momento, de acordo com autorização do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o ensino se dará de forma híbrida (intercalando atividades presenciais e domiciliares).

Sobre o ano letivo: Nosso calendário letivo prevê o início das atividades pedagógicas no dia 10 de fevereiro. Como teremos ainda risco de grandes aglomerações devido ao feriado que seria destinado ao carnaval, nossas datas ficaram da seguinte maneira:

Dias 10 (quarta), 11(quinta) e 12 (sexta) – Atividades exclusivamente remotas com aulas ao vivo em nossas salas de aula já utilizadas em 2020. Cada coordenação enviará as instruções para o acesso a essas aulas, bem como os horários delas.

Semana de 15 a 19 de fevereiro teremos dias livres para os alunos (neste período a escola permanecerá fechada para garantirmos a segurança de todos) A partir do dia 22 de fevereiro – Aulas no formato híbrido intercalando, de acordo com o cronograma a ser enviado pela coordenação, atividades presenciais e domiciliares.

Aqueles alunos que optaram apenas pelo ensino remoto, terão acesso às aulas em tempo real, obedecendo ao horário enviado.

Para garantir um atendimento seguro de toda a comunidade escolar, é imprescindível que as famílias
fiquem atentas às seguintes orientações:

1) SAÍDA DE CASA RUMO À ESCOLA

a) Antes de sair de casa, o material do aluno deve ser checado, higienizado com álcool 70 e acondicionado na mochila: Apostila, caderno, Lápis, borracha, apontador e outros materiais necessários que serão utilizados nas aulas, de acordo com cada disciplina e/ou etapa. Depois de higienizada, a mochila não deverá ser aberta e o material não deverá ser tocado.

b) É importante que as famílias orientem os alunos para que não troquem material entre os colegas.

c) Os alunos deverão utilizar máscaras o tempo todo. As máscaras precisarão ser trocadas pelo menos 2 vezes, portanto, cada um deverá trazer 3 máscaras.

d) Utilizar álcool gel para higienizar as mãos toda vez que tocarem em qualquer superfície diferente (bancos de carro, maçanetas, corrimão, paredes e outros que, porventura, se apesentarem no caminho de casa para a escola

2) NO TRANSPORTE ESCOLAR (Caso o aluno utilize)

a) O transporte deve respeitar capacidade máxima de 50% do veículo devendo os alunos se sentarem em cadeiras alternadas.

b) O responsável pelo transporte escola deve aferir a temperatura de todos os alunos antes de entrarem no transporte.

c) Aplicar álcool 70% nas mãos dos alunos antes do embarque.

d) Embarcar apenas com o uso de máscara.

e) Manter mochila e pertences pessoais no colo do respectivo proprietário.

f) Sempre que possível, manter as janelas do veículo abertas;

g) Se informar se o responsável pelo transporte higieniza regularmente as superfícies e piso do veículo e se possui comunicados de fácil visualização sobre a adoção desses hábitos.

3) NA CHEGADA À ESCOLA

a) Não será permitido aglomerações na entrada. O aluno deve desembarcar e se dirigir à entrada destinada;

b) Os funcionários responsáveis cuidarão para que não haja aglomerações na entrada nem no percurso até a sala de aula;

c) Na chegada, o aluno terá sua temperatura aferida e deverá higienizar suas mãos, mochilas e calçados com álcool 70%. Teremos funcionários exclusivos para este controle.

d) Caso algum aluno apresente temperatura acima de 37,51ºC, será encaminhado para um ambiente reservado para que se proceda ao protocolo exigido pelas autoridades de saúde (Aviso imediato aos pais para que levem o aluno e o encaminhem à unidade de saúde mais próxima. Nesses casos, o aluno deverá ficar afastado da escola pelo período estipulado só retornando com atestado médico que garanta a ausência  e perigo de contaminação);

4) NA SALA DE AULA

a) Ao chegar na sala, o aluno deverá retirar seu material da mochila, higienizar com álcool 70% (Todos os professores e funcionários terão à sua disposição borrifadores para esta função) e aguardar em seu lugar o início da aula;

b) Todos os alunos deverão trazer sua garrafa com água para que se evite a circulação dentro da escola no período de aulas.

c) Os alunos não poderão sair da sala, salvo em situações em que precisem ir ao banheiro. Nesse caso haverá funcionários para acompanhar e proceder à higienização das mãos antes e depois de utilizar o banheiro.

d) Os alunos deverão sentar apenas nas carteiras marcadas cujas distâncias respeitarão as medidas de 1,5m de distância em todas as direções.

e) Todo o material utilizado pelo aluno deverá ficar sob sua responsabilidade e terá a supervisão do professor durante o tempo de aula.

f) Ao terminar as aulas o aluno deverá higienizar todo o seu material e guardá-lo na mochila para seu retorno.

5) NOS INTERVALOS PARA O LANCHE

a) Segundo as normas, a cantina só poderá fornecer alimentos de consumo imediato e que possam ser consumidos em pé;

b) Durante o período destinado ao lanche, a escola disponibilizará funcionários para que cuidem que os alunos não se aproximem dos demais, respeitando as regras de distanciamento;

c) A máscara só poderá ser retirada na hora de comer. Para retirar a máscara o aluno deverá higienizar as mãos. O mesmo procedimento deve ser  realizado após terminado o lanche e a recolocação da máscara.

6) NA SAÍDA DA ESCOLA

a) Os alunos sairão um a um sempre que a família chegar e deverá se dirigir direto para a saída, onde um funcionário fará novamente a higienização da mochila, calçados e mãos para que ele possa seguir em segurança para casa.

b) Os horários de saída serão diferenciados para que não haja aglomerações na saída.

c) Pedimos às famílias ou quem transporte os alunos que não cheguem muito antes nem muito depois para que não haja o perigo de juntar um número grande de alunos nos corredores da escola.

7) NA EDUCAÇÃO INFANTIL

a) Os alunos devem ser entregues um a um. Crianças a partir de 3 anos devem ter obrigatoriedade de máscara.

b) Crianças de 0 a 2 anos e 11 meses só devem utilizar máscaras se já estiverem acostumadas. Caso contrário, as medidas de prevenção serão adotadas pelos professores e equipe pedagógica, restringindo a permanência no espaço destinado a elas por apenas 1 pessoa por vez.

Cada coordenação orientará às famílias no procedimento de retirada das apostilas na escola no período de 10 a 12 de fevereiro.

O Missão está tomando todas as precauções e todas as medidas orientadas pelas equipes de saúde para a retomada das suas atividades.

Juntos conseguiremos vencer mais este desafio. Desejamos que Deus nos proteja e que nos acompanhe sempre, como tem sido até hoje. Um bom ano letivo para todos nós!!!

Contamos com vocês!!!!!
Equipe Missão 2021

Cadastro realizado