Quem Somos

O Centro Educacional Missão de São Pedro foi fundado em 1967 visando à época atender as necessidades educacionais dos filhos de militares que se instalavam na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (Baixada Fluminense, Região dos Lagos – RJ) e proporcionar aos jovens da cidade uma nova oportunidade, trabalhando com Supletivos à noite.

UM POUCO MAIS SOBRE A NOSSA INSTITUIÇÃO

Ao longo de sua trajetória, o centro educacional buscou estabelecer um sistema de ensino que respeitasse a individualidade de cada aluno e que permitisse-lhe receber uma formação voltada para a autonomia e para o exercício da cidadania.

Hoje o colégio oferece a formação do ciclo de Educação Básica, atuando nas etapas de Educação Infantil, 1º e 2º segmentos do Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular. Além disso, mantendo o principio de contribuição para a elevação da qualidade de vida e da sociedade local, a escola atua na Educação de Jovens e Adultos.

O Missão de São Pedro desenvolve o aluno em sua total potencialidade, preparando-o para atuar como um cidadão completo e transformador, precursor de uma cultura de paz, oferecendo-lhe um ambiente acolhedor, seguro e que respeita suas capacidades.

Legalidade

O Centro Educacional Missão de São Pedro tem como entidade mantenedora a Missão de São Pedro, estando autorizado a funcionar através do Reconhecimento nº 7877 da Divisão de Apoio Técnico, fundamentada no Art. 2º da Resolução nº 1288 / SEE / 86 e considerado nos termos do Parecer nº 560 / CDERJ / 86, exarado no Processo de nº E-03/1999972/86, em 10 de julho de 1987.

Filosofia

O respeito à individualidade do aluno é o que norteia o nosso trabalho. O Centro Educacional Missão de São Pedro vê cada aluno na sua totalidade, respeitando sua capacidade e potencialidade e, desta forma, trabalhando em prol do cidadão completo, que critica, avalia, sugere, transforma, ama e é feliz. Acreditamos numa educação humanitária, aquela que leve ao bem geral da humanidade.

FALE CONOSCO

ENTRE EM CONTATO COM O MISSÃO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA

O Missão conta com uma infraestrutura moderna e integrada, oferecendo aos alunos um ambiente acolhedor e dinâmico para o desenvolvimento de suas capacidades individuais e coletivas. Oferecemos laboratórios, brinquedoteca, quadras poliesportivas, bibliotecas e ambientes de convivência ao ar livre.

“O objetivo que nós devemos propor na educação de um jovem é o de formar-lhe o coração, o juízo e o espírito.”

Fazemos das palavras de Jean Jacques Rousseau a nossa Missão

Siga-nos nas redes sociais

Fique por dentro de todas as novidades

A MISSÃO DE SÃO PEDRO, entidade que mantém hoje o Hospital e Maternidade da Aldeia e o Centro Educacional Missão de São Pedro, foi fundada em 05/07/1966 pelo Pároco da cidade, Pe. Aldo Ramasauskas. Em novembro do mesmo ano Pe. Aldo foi eleito Presidente do Conselho Superior da Missão de São Pedro.

Em 11/02/1967 teve início o planejamento para a Criação do Setor de Educação. Era intenção criar uma escola que atendesse às demandas da cidade. Em março de 1967 foram criados os cursos de Admissão, Jardim de Infância, PréPrimário, Supletivo de Madureza, Preparação para Sargento da Marinha e Corte e Costura. No início, com obras de adaptação e a compra de móveis e utensílios escolares, a escola funcionou no prédio do Convento, ao lado da Igreja Matriz, com o nome de “Residência de São Pedro”, nascendo aí a escola que é mantida até os dias atuais, com os mesmos ideais. A equipe responsável pela escola neste ano, contou com a Diretora Dilma Passos Martins e suas auxiliares Vilma Magalhães de Souza e Vilma da Costa Vaz. No ano de 1968, ainda como Residência de São Pedro, a escola passou a ser dirigida pela Irmã Terezinha, com orientação de sua superiora de ordem. Neste mesmo ano a Missão de São Pedro recebeu autorização, de acordo com documento assinado por Dom Antonio de Almeida Moraes Junior, Arcebisto Metropolitano de Niterói, para ocupar o prédio cedido pela Irmandade do Santíssimo Sacramento, de sua propriedade, prédio este mantido até hoje, com as instalações da escola.

Era seu ideal instalar na cidade uma escola inovadora, com professores especializados para executar os métodos de ensino nos quais ele acreditava e, em 1969, já com o nome de CENTRO EDUCACIONAL MISSÃO DE SÃO PEDRO, a escola passou a funcionar no prédio onde está atualmente e passou a ter como diretora a Profª. Inês de Oliveira Leite, ficando à frente da organização dos trabalhos da escola até o ano de 1979.

O CENTRO EDUCACIONAL MISSÃO DE SÃO PEDRO, chamado hoje, carinhosamente de Colégio Missão, teve como Diretora Pedagógica a Prof. Célia Maria Nunes (In Memorian), professora, reconhecida pelo seu trabalho com as turmas que já existiam na escola, alfabetizando muitas crianças da cidade, que ficou à frente dos trabalhos pedagógicos e organização geral até o ano de 1997,, quando veio a falecer.

Com o falecimento da Prof. Célia, retornou à Direção Geral a Profª. Inês de Oliveira Leite que mantém com dedicação o funcionamento do Missão até os dias atuais.

O CENTRO EDUCACIONAL MISSÃO DE SÃO PEDRO tem em sua filosofia a seguinte frase, estampada em sua marca: “Anunciando Fé, Companheirismo e um Grande Ideal”, frase esta que retrata, no seu dia-adia o motivo que levou seu fundador, Pe. Aldo Ramasaukas, a pensar e construir esta escola.

Muitos jovens e professores já deram sua contribuição ao Missão e, até hoje, retornam, ora para matricular seus filhos e/ou netos´, ora para visitar e rever aqueles que trabalharam juntos, ora para prestar algum tipo de trabalho voluntário no que toca o estímulo das novas gerações. Além disso, alguns professores do quadro atual foram formados pelo Missão, o que reforça a ideia de que o ideal lá do início se mantém até hoje.

Cadastro realizado